DIABETES E INVERNO: COMO RESISTIR AOS PRATOS CALÓRICOS DA ESTAÇÃO
A DICA É: mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física, invista em uma alimentação saudável e curta a estação na sua melhor forma!
No inverno, com aquele friozinho, bate aquela vontade de comer alguma coisa, não é mesmo? Com a diminuição da temperatura, nosso organismo exige mais energia para manter a temperatura corporal (em torno de 36°C), por isso sentimos mais fome.
Porém, isso não pode ser usado como motivo para se alimentar de alimentos mais calóricos. É importante tentar manter a ingestão de alimentos saudáveis também nesta época do ano para manutenção do peso e da saúde. A ingestão de alimentos gordurosos e calóricos proporcionará ganho de peso e, se esse ganho persistir, poderá contribuir para o aumento dos níveis de gorduras (colesterol e triglicérides) e açúcar no sangue (glicose) ou agravá-los, com consequente aumento do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e descontrole do diabetes mellitus.
Mas a estação oferece tentações quase irrecusáveis. Fondues, vinhos, sopas, caldos, pratos calóricos e que podem ser um veneno para os diabéticos. Mas então o que fazer? Para não deixar de ingerir as guloseimas do inverno e manter o controle glicêmico.
CREME DE CENOURA
Ingredientes:
- Meio quilo de cenouras cortadas em rodelas- Meia cebola ralada
- Meio copo de creme de leite LIGHT
- 1 colher (de sopa) de margarina LIGHT
- 2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Aqueça a manteiga na panela e coloque a cebola e a cenoura para refogar.
- Em seguida, coloque 2 copos de água, o sal e deixe a cenoura cozinhar até amolecer bem.
- Coloque tudo no liquidificador e triture, passando em uma peneira em seguida.
- Acrescente o creme de leite e cozinhe mais um pouco mexendo até começar a ferver, desligue e sirva.
DICA: Depois de pronta pode adicionar queijo parmesão ralado, frango desfiado, carne desfiada, queijo branco em cubos ou crótons feitos com pão integral.
BOM APETITE!
LEMBRANDO SEMPRE:
O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.
FALE CONOSCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário