POR QUE FAZER EXERCÍCIO FÍSICO?
Dentro das possibilidades, escolha uma atividade física prazerosa: O ideal é acumular 30 minutos diários de exercícios, mesmo que sejam 3 períodos de 10 minutos ou 150 minutos por semana.
Muitas pessoas esquecem ou ignoram os benefícios a curto e em longo prazo do exercício. Duas substâncias químicas envolvidas neste estado de bem-estar são o cortisol e as endorfinas.
O cortisol é um hormônio que quando produzido pelo corpo em excesso, como em situação de estresse, raiva, ansiedade e medo, provoca efeitos nocivos como diminuição da produção de testosterona, ação lenta da utilização da insulina, que atrapalha no transporte da glicose para as células musculares, evitando assim a reserva de glicogênio muscular. Nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.
As endorfinas, por sua vez, são substâncias que produzidas e liberadas no cérebro provocam sensação de bem-estar e o exercício físico libera essas endorfinas.
O exercício físico também induz a liberação de outras substâncias no cérebro, chamadas de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, auxiliando na redução do estresse e ansiedade.
Se o exercício físico for realizado acompanhado de um amigo - com mesmo nível de condicionamento físico, pode ser ainda melhor. Assim, a melhora da saúde, da aparência física e a auto-imagem positiva levam a um melhor controle sobre suas atitudes e seu corpo. Isto pode fazer com que você se sinta mais confiante e seguro em outras áreas de sua vida aumentando sua autoestima, o que faz você mais feliz.
Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!
Aqui estão algumas ideias bem simples para a prática de atividades. Antes de iniciar seu plano de atividades, converse com seu médico.
- Passeie com um amigo
- Vá de bicicleta
- Limpe a casa, o quintal
- Passeie com o cachorro
- Dance em casa
- Caminhe no shopping
- Fique em forma cuidando das plantas
- Corte a grama
- Pratique boliche
- Estacione o carro distante do seu destino e ir caminhando.
- Troque o elevador e a escada rolante pelas escadas.
- Caminhe, dentro e fora de casa, enquanto falar ao celular ou pelo telefone sem fio.
- Leve seus filhos para o parque de diversões e brinque com eles.
As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário