Diabetes Mellitus
Principais Exames
Pronto! Diagnóstico firmado: estou com Diabetes e agora?
O melhor caminho é entender para aprender a manejá-la corretamente visando uma boa qualidade de vida e evitar as complicações.
É importante entender que o controle do Diabetes vai depender do bom conhecimento, o que vai permitir um bom controle da glicemia, do uso correto da medicação, da realização e boa interpretação dos exames, da adoção de uma dieta adequada e da realização de atividade física. Aliás, todos nós deveríamos perseguir esses objetivos, apresentando ou não Diabetes, pois este é o caminho na busca da prevenção das doenças e da longevidade com saúde.
As pessoas portadoras de Diabetes necessitam realizar exames periódicos, pois podem se sentir bem mesmo com altas taxas de açúcar no sangue.
É importante entender porque esses exames são feitos e como interpretá-los corretamente para que se possa corrigir a glicemia através dos medicamentos, da dieta e dos exercícios, segundo a orientação da endocrinologista e nutricionista.
- Glicemia : Esse exame servirá para medir a Glicemia , ou seja, o nível de açúcar (Glicose) no sangue.
- Glicosúria : O exame de Glicosúria mede a quantidade de glicose na urina.
- Curva Glicêmica : A Curva Glicêmica consiste em fazer medição da glicemia dentro de um intervalo de tempo, geralmente entre 2 a 5 horas. Nesse intervalo pode-se analisar o aumento ou a diminuição da glicemia no sangue.
- Hemoglobina glicosilada ou glicada : A Hemoglobina é uma substância que circula dentro das hemácias (células sanguíneas). Ela é a responsável pelo transporte de oxigênio a todo corpo. A Hemoglobina junta-se à glicose formando a hemoglobina glicada. Quanto maior for a taxa de glicemia , maior será a quantidade de hemoglobina glicada.
- Frutosamina : A frutosamina é uma proteína encontrada no plasma sanguíneo e também se junta à glicose. Dessa forma também é possível medir a taxa de glicemia.
- Microalbuminúria : Esse exame mede a quantidade de proteínas na urina e revelará se há algum dano ou lesão aos rins ocasionadas pelo Diabetes.
- Vitamina D - 25 HIDROXI: Quando os valores estão inferiores a 30ng/mL, há uma diminuição de absorção de cálcio e aumento de valores de paratormônio (PTH). Recentemente tem sido observado que a vitamina D apresenta interferência em outros mecanismos corporais além daqueles relacionados ao osso. Assim, tem sido observadas algumas formas de câncer e diabetes associados à deficiência de vitamina D.
- TSH, T3 e T4: São esses exames que irão, ao ser analisado, determinar se o indivíduo tem alguma alteração nos valores hormonais, que podem gerar o hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
- Verifique a Pressão Arterial pelo menos uma vez por ano.
- Faça os exames de Colesterol e Triglicerídeos.
- Consulte o Oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
- Consulte o Dentista a cada 6 meses para um exame e limpeza gerais. Informe seu dentista que você é diabético.
IMPORTANTE:Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas como caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.
LEMBRANDO SEMPRE:O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.
FALE CONOSCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário