domingo, 8 de fevereiro de 2015






Peço desculpas pela ausência de novas postagens, estou mudando de Ponta Grossa no Paraná para Brasília (DF) . Este blog é um dos meios que podemos falar sobre as dúvidas, inseguranças, preocupações, receitas e dicas sobre o DIABETES. Você pode ajudar seu filho(a) a aprender a conviver com o diabetes. Mantenha a rotina diária o mais normal possível e converse com ele(a) francamente sobre o diabetes. Explique que o diabetes não acontece por culpa dele(a), nem de ninguém, mas que há diversas coisas que ele pode fazer para se manter saudável. Assim que estiver com a casa montada continuarei postando com frequência para vocês. Escrever para todos vocês não tem preço!



Mudanças que melhoram a vida de quem tem diabetes:

Invista no cardápio certo, evitando os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos como massas e pães. 

Uma boa dica é beber bastante água, que ajuda a remover o excesso de glicose no sangue, que será eliminado pela urina. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue. Os carboidratos não são proibidos, mas existem recomendações dietéticas. Uma ingestão diária de 50 a 60% de carboidratos usualmente é suficiente, preferindo-se os carboidratos complexos (castanhas, nozes, grãos integrais) que serão absorvidos mais lentamente, evitando picos de glicemia.


Dizer não ao sedentarismo. 

A atividade física é essencial no tratamento do diabetes para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso. A prática de exercícios deve ser realizadas de três a cinco vezes na semana. Há restrição nos casos de hipoglicemia, de modo que pacientes não devem iniciar atividade física com a glicemia muito baixa, sob o risco de baixar ainda mais os níveis. Da mesma forma, deve-se evitar atividade física quando o diabetes está descontrolado, com glicemia muito elevadas. Nestes casos, a liberação de hormônios contra-reguladores pode aumentar mais ainda a glicemia. Os pacientes devem privilegiar atividades físicas leves, pois quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes após o treino pode haver a hipoglicemia.

Não se esqueça, a dieta para diabetes é a mesma que qualquer pessoa que se preocupa com qualidade de vida deve adotar: pouco açúcar e gordura, rica em fibras e atividade física. Estas práticas alimentares e de vida certamente lhe trarão boas recompensas no futuro, lembre-se disso!

DIABÉTICOS

Mude seus hábitos e VIVA TRANQUILO!

LEMBRANDO SEMPRE:

O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.


FALE CONOSCO

ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.

E-MAIL PARA CONTATO
: jjj.gusmao@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário