quinta-feira, 19 de junho de 2014

DICAS IMPORTANTES SOBRE ÍNDICE GLICÊMICO

Hoje vim falar um pouquinho sobre as orientações da nutricionista do meu filho para diminuir o índice glicêmico das preparações.
O Índice Glicêmico é a capacidade que o alimento ingerido tem de aumentar o nível de insulina no sangue. Quanto maior o IG, mais insulina será liberada pelo organismo para o transporte dessas moléculas do sangue para as células.
DICAS IMPORTANTES PARA DIMINUIR O ÍNDICE GLICÊMICO DAS PREPARAÇÕES
1. Cozinhe as massas e os legumes al dente: quanto mais firme ficar o alimento, menor será o IG dele. Quando acompanhadas de carne (proteína) e folhas (fibras) têm um IG menor que a massa somente com molho de tomate zero. 


2 .No preparo de massas em geral – pães, tortas, panqueca, biscoitos – substitua metade da farinha de trigo branca pela integral. Parte dela também pode ser substituída farelo de trigo.



3 .Troque o arroz branco pelo integral.


4. Coma frutas e legumes com casca, sempre que possível, pois são ricas em fibras que retardam a digestão.


5. Para sanduíches, use sempre pão integral light no lugar do pão branco e acrescente folhas verdes e vegetais crus no recheio, como rabanete, tomate, cenoura ralada, pepino etc.


6. Procure não consumir frutas excessivamente maduras. A fruta mais verde tem um IG menor, pois seus carboidratos são mais resistentes à ação das enzimas digestivas.


7. Ao comer cereais matinais, escolha sempre a versão integral e zero açúcar e ainda combine-os com iogurte zero açúcar ou leite de soja.


8. Utilize molhos zero açúcar.


9. Após cozinhar massas e arroz, coloque-as sob refrigeração de 15 a 20 minutos e reaqueça na hora de servir. Isso irá reduzir seu IG. A mudança acontece porque as moléculas de amido sofrem uma transformação, dificultando a ação das enzimas digestivas e, portanto, tornando mais lenta a absorção.


10. Na hora de fazer um purê, faça-o com couve-flor ou chuchu, pois a primeira é rica em fibras e o segundo, em água.


11. Combinar a banana com queijo magro e canela e levá-la ao micro-ondas é uma ótima opção de lanche com IG reduzido.


12.Sempre faça mix de frutas secas com nozes e castanhas, pois essas sementes são ricas em gorduras do bem e fibras que diminuem o IG das frutas.

13. Alguns alimentos, quando consumidos junto com os carboidratos, retardam o processo digestivo, fazendo com que estes fiquem mais tempo no estômago e liberem glicose aos poucos para o sangue. Boas parcerias são as proteínas, as fibras e até as gorduras. Dessa forma, associar pão integral com queijo branco ou light ou peito de peru light é uma opção melhor que comer o pão puro. 

Frio ou calor, não se esqueça de prestar atenção na quantidade daquilo que come, exageros sempre são prejudiciais. Comer moderadamente deve ser um hábito em sua vida.

Visite também a postagem sobre IG do dia 28/05/2013 do blog


FALE CONOSCO

 

ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.

E-MAIL PARA CONTATO
:JJJ.GUSMAO@TERRA.COM.BR