terça-feira, 10 de setembro de 2013



O que comer, e o que não comer, para manter os dentes fortes, brancos e saudáveis.

Muita gente não sabe mas a saúde bucal é importantíssima para a saúde do resto do corpo. Quando a saúde bucal não está bem, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos. 

Escova, pasta de dente e fio dental são indispensáveis para ter dentes saudáveis. Mas se engana quem pensa que eles são os únicos aliados da saúde bucal.

Eles não substituem os cuidados básicos com a saúde bucal, mas se somam a eles para conseguir dentes perfeitos." Que tal mudar a alimentação e distribuir mais sorrisos de hoje em diante?

Dentes limpos

Se você almoça ou faz refeições na rua e não tem tempo de escovar os dentes, ou escová-los sem pressa, como em casa, indicamos o consumo de alimentos detergentes, ou seja, os que auxiliam na limpeza: pepino, cenoura, maçã, pera, kiwi, amêndoas e castanhas.  Além disso, opte pelos que contêm flúor, essencial para a limpeza dos dentes: água, agrião, alho, cebola, couve e maçã.

O consumo de água (com gás ou não) é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. 

Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. Essas gomas se tornam ainda mais valiosas quando providas do xilitol (veja o rótulo), um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a proteção dos dentes.

Dentes saudáveis

Para a prevenção de gengivite é ideal o consumo de frutas e vegetais com vitamina C, já que eles auxiliam na manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes. Onde encontrar: folhas verdes e frutas cítricas como limão, abacaxi e acerola.

Dentes fortes

A formação da estrutura dental e a manutenção da saúde oral passam pelo consumo de alimentos como leite e derivados. O suco de couve também é indicado, já que é rico em magnésio e outros minerais importantes para a calcificação dos dentes. O cálcio também pode ser obtido no consumo de brócolis e soja. Já o magnésio pode ser encontrado em cereais integrais e vegetais de folhas escuras, enquanto o fósforo pode ser consumido em carne bovina, ovos, aves e peixes.

Para mastigar alimentos crus, geralmente é necessário fazer mais força com os ossos da mandíbula e do maxilar. Essa força deixa os ossos que sustentam os dentes mais fortes, garantindo firmeza a eles. Mas não são apenas os alimentos crus, como maçãs, que ajudam, outros alimentos mais difíceis de mastigar (como a carne) também cumprem o papel.

O que deve ser evitado

Alimentos que contenham muito açúcar, assim como o consumo exagerado de café, refrigerantes, molhos, sucos industrializados e artificiais são inimigos da saúde, da limpeza e da beleza dos dentes.

Pode não parecer, mas tudo o que você come contribui para sua saúde e beleza. Uma alimentação variada e na quantidade certa pode suprir sua cota diária de nutrientes e torná-la mais bela ainda.

IMPORTANTE:Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas como caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.


LEMBRANDO SEMPRE:
O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.


FALE CONOSCO
ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.

E-MAIL PARA CONTATO: 
jjj.gusmao@terra.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário