sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sopa de Legumes com Carne Moída

SOPA - Sugestões para o diabético controlar as suas refeições, sem torná-la, no entanto, rica em alimentos que aumentam a glicose no sangue. Uma dieta bem equilibrada pode tornar o dia-a-dia muito mais saboroso e sem riscos à saúde.

Os antioxidantes, presentes nos legumes e no alho, são excelentes para diminuir os níveis de colesterol elevado e ajudam a corrigir os danos causados pelos níveis elevados de glicose sanguínea. À noite temos naturalmente uma diminuição do metabolismo, e a sopa é uma excelente opção.
Juntamente com a sopa pode ser ingeridos 2 fatias de pães integral light sem açúcar (ou torradas integral light sem açúcar) e suco de limão com adoçante.
Confira a receita de sopa de legumes com carne:
Ingredientes
1 xícara (chá) de cenoura em cubos
1 xícara (chá) de chuchu em cubos
4 xícara (chá) de batata yacon (ver observação) em cubos
½  xícara (chá) de mandioquinha em cubos
½  xícara (chá) de cebola em cubos
½  xícara (chá) de pimentão verde em cubos
½  xícara (chá) de pimentão amarelo em cubos
1 lasquinha de gengibre
½  xícara de cheiro verde  
300 gramas de alcatra moída
Preparo dos legumes
Coloque em uma panela todos os ingredientes e acrescente a água até cobrir, com o fogo alto, deixe levantar fervura. Diminua a chama ao mínimo e deixe cozinhar por dez minutos. Tempere com 1 pitada de sal. Apague o fogo adicione cheiro verde abafe e reserve.
Preparo da carne
Coloque a carne moída em uma panela, acrescente 6 dentes de alho amassados, ½ colher de sopa de azeite ou óleo de canola, 1 pitada de pimenta em pó, ½ colher de sopa de colorau e ½ colher de sopa de vinagre. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Mexa sempre.
Apague o fogo e coloque dentro dos legumes cozidos, em seguida sirva e o que sobrar reserve no congelador para o dia seguinte.
YACON, mas que batata!
A maior vantagem da yacon para os diabéticos é o baixo índice glicêmico do alimento. Ou seja, não aumenta os índices de açúcar no sangue, como acontece com os carboidratos simples. Assim, consumi-lo regularmente contribui para manter a glicemia sob controle.
Alerta: não substitua nenhum tipo de medicamento, é apenas mais uma opção saudável! Não consuma os alimentos sem conversar com seu médico ou nutricionista. Nem todos podem se banquetear a vontade, lembrando que cada metabolismo reage de uma forma diferente e que cada um segue uma dieta, com restrições específicas para cada caso. No mais, tenha prazer em alimentar-se bem. Controle sua glicemia, mexa-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário