domingo, 5 de maio de 2013

Spinoza diria: "Eu sou escravo de tudo que ignoro, e senhor de tudo que sei", parafraseando as palavras do divino Mestre: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". A ignorância nos escraviza, a sapiência nos liberta.

Compreender é o começo do concordar. Para que você possa superar as dificuldades iniciais, aprenda mais sobre o diabetes, quanto mais você souber, mais seguro irá se sentir. O blogger é um dos meios que podemos falar sobre as dúvidas, inseguranças e preocupações. Guardar os sentimentos não ajuda a superá-los. 
Você pode ajudar seu filho(a) a aprender a conviver com o diabetes. Mantenha a rotina diária o mais normal possível e converse com ele(a) francamente sobre o diabetes. Explique que o diabetes não acontece por culpa dele(a), nem de ninguém, mas que há diversas coisas que ele pode fazer para se manter saudável.
Para que a glicose do sangue seja adequadamente controlada é necessário uma alimentação equilibrada, manutenção de peso adequado do corpo, exercícios físicos e medicamentos que podem ser em forma de comprimidos ou insulina, dependendo do tipo de diabetes. Seu médico irá lhe ensinar como manter a taxa de glicose do sangue (glicemia) bem controlada.

Alimente-se com PRAZER: Comer bem faz parte da rotina do diabético. Os cuidados com a alimentação devem permanecer pela vida toda. Com o diabeticos, vale também a regra de que não adianta compensar no dia seguinte os absurdos do anterior - é preciso controle todos os dias.
Os diabéticos, assim como os indivíduos que buscam uma alimentação mais saudável, devem dividir as refeições e comer seis vezes ao dia.
Trocas Espertas:
1.   Arroz/Macarrão branco por ARROZ/MACARRÃO INTEGRAL
2. Coxa de franco frita ou assada com pele por PEITO DE FRANCO ASSADO OU GRELHADO SEM PELE
3.   Doces na sobremesa por FRUTAS
4.   Açucar por ADOÇANTE
5.   Pão banco por PÃO INTEGRAL LIGHT SEM AÇUCAR

Melhor Evitar:
No Supermercado, encher o carrinho com produtos diet não é a garantia de controle do diabetes. Nem todos esses alimentos são isentos de açucar e ainda podem apresentar quantidade elevada de gordura e sódio.



Está liberdo!
A prática de exercícios físicos é aliada dos diabeticos, podemos
previnir e controlar a doença. MEXA-SE!

Fazer atividades físicas regularmente exerce no organismo um efeito semelhante à ação da insulina, ao estimular a utilização da glicose pelo músculo e tecido adiposo.
Diabéticos podem realizar as mesmas atividades físicas que pessoas saudáveis, sempre respeitando as limitações comuns de cada faixa etária.
ATENÇÃO: Respeite as suas particularidades e faça uma avaliação médica e de aptidão física antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos.

12 HORA DE BEM-ESTAR
Pesquisa da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, comprovou que a sensação boa sentida após a prática de exercícios, e gerada pela liberação de endorfina, pode continuar por até 12 horas depois da atividade. Outras vantagens, descobertas pelo Departamento de Neurociência da Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, são a redução do estresse e o favorecimento da memória e da inteligência.
Mude seus hábitos e VIVA TRANQUILO!

Ter diabetes é estar em uma situação complexa, mas a boa notícia é que você pode prevenir as complicações desta doença com pequenas mudanças em seu estilo de vida.
Leva tempo para adquirir as habilidades necessárias para controlá-la, mas existem especialistas que podem te ajudar. É necessário que você tenha uma noção básica do que está vivendo e verá como é fácil controlar as alterações na sua glicemia.Tudo isso vai contribuir para a melhoria no seu estilo de vida.
O diabetes ainda não pode ser curado, mas pode ser controlado.
O objetivo principal do manejo do diabetes é o controle dos níveis de glicose no sangue. Este nível deve ser mantido entre 80-110 mg/dl antes das refeições, segundo a Associação Americana de Diabetes, para adultos.Para crianças isso pode variar de acordo com a idade.
Seu médico irá recomendar o nível desejado para você. Mantendo seu nível de açúcar no sangue o mais próximo possível do seu alvo, você vai conseguir manter-se saudável.
Outros objetivos recomendáveis para pessoas que têm diabetes são a redução dos níveis de pressão arterial e a diminuição dos níveis de colesterol e de triglicérides (gorduras no sangue). Para os diabéticos fumantes, a melhor opção é parar de fumar.

LEMBRANDO SEMPRE:

O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.

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