quarta-feira, 14 de agosto de 2013


FEIJÃO FRADINHO
Feijão preferido dos nordestinos ajuda a baixar o colesterol.


O feijão, elemento típico da culinária brasileira, não só mistura sabores como também é uma fonte rica em benefícios para a saúde humana. Além de possuir nutrientes essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas, que estão presentes em quantias que podem até substituir os produtos animais, o feijão também é um recurso terapêutico. O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias, a fibra da casca do feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino, e o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose. Não bastasse isso, o feijão ainda é um alimento fácil de ser encontrado. Portanto, ele é, enfim, uma combinação perfeita.

Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha.

Feijão Fradinho

Conhecido como feijão macassar ou feijão de corda, é com ele que se prepara o acarajé. Possui coloração clara e um "olho" preto . Ele é rico em fibras e tem uma proteína capaz de reverter a deposição de gordura no fígado. Um feijão com sotaque nordestino. Tradicionalmente, o sotaque é um só, mas os nomes são vários. O feijão-de-corda veio da África e chegou ao Brasil no porão das caravelas. O grão de origem africana foi trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Desembarcado na Bahia, foi ganhando o nordeste e o norte do Brasil. 

Benefícios do feijão fradinho: reduz o colesterol, ele é rico em fibras e tem uma proteína capaz de reverter a deposição de gordura no fígado.

O consumo de feijão vem caindo muito nos dias de hoje. É importante manter esse consumo de feijão. E para as regiões que não tem esse habito de consumir o feijão-de-corda tem que estimular por esse efeito de reduzir o colesterol.

Mas é preciso lembrar também da alimentação balanceada e dos exercícios. Não vale encher a panela de manteiga e carne gorda. O preparo do feijão tem que ser light de verdade. 



Receita: Salada de feijão fradinho

Ingredientes

250 g de feijão fradinho cozido (sem amolecer muito)
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 tomate picado
1 cebola picada
1 xícara de salsinha ou coentro picada
4 ovos cozidos
1/2 xícara de azeitonas pretas para decorar
1/2 colher de margarina light para refogar
Azeite e orégano a gosto

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e refogue por 1 minuto. Deixe umas fatias de ovos para decorar junto com as azeitonas.


É uma salada que gosto muito pois é nutritiva e ótima para acompanhar carnes, peixes  e aves. E o melhor, muito simples de fazer.

FALE CONOSCO

ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.


Aguardo seu contato através do e-mail: jjj.gusmao@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário