domingo, 9 de junho de 2013



FIBRAS: SUA IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO DO DIABÉTICO
 
Por incrível que pareça, as fibras não são digeridas nem aproveitadas pelo organismo, mesmo assim, são essenciais para a saúde, especialmente no caso dos diabéticos, ajuda na redução da hiperglicemia e no aumento da sensibilidade do músculo à insulina.
Há dois tipos de fibras – as insolúveis e as solúveis – e cada um ajuda o organismo à sua maneira. As primeiras  não se desmancham na água, apenas absorvem o líquido como se fossem minúsculas esponjas.   Elas aumentam o volume das fezes — o que faz o intestino trabalhar mais. E isso é ótimo, pois previne a prisão de vente e problemas mais sérios, como o câncer de cólon. Especialmente no café da manhã, elas são muito bem-vindas.
Fontes alimentares: Farinha de trigo integral, farelo de trigo e de aveia, vegetais folhosos, casca de frutas, grãos de cereais integrais, sementes do morango e kiwi.
Já as fibras solúveis também ajudam no funcionamento do intestino ao permanecer mais tempo no aparelho digestivo, criando uma barreira que retarda a digestão dos outros alimentos. Ainda reduzem a absorção do açúcar e evitam os picos de glicose. Por isso, elas são grandes aliadas dos diabéticos. E nesse caso, a quantidade recomendada é maior do que para as demais pessoas.
Fontes alimentares: Polpa de maçã, cenoura, polpa de morango, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, flocos de aveia, chicória, cebola, alho, cereais, banana, tomate, aspargos, alcachofra.

Outra vantagem: elas ajudam a controlar o peso, já que aumentam a sensação de saciedade. E o melhor: vários estudos já comprovaram que essas fibras atacam o LDL, o mau colesterol. Há ainda outro lembrete: não deixe de tomar água e outros líquidos ao longo do dia. Sem isso, as fibras não atuam direito e, ao contrário de bem-estar, provocam a sensação de abarrotamento do estômago.
Procure sempre um nutricionista para poder seguir uma dieta balanceada com a quantidade necessária de fibras, água e demais nutrientes.
 
Obrigada aos que estão sempre aqui. Bem-vindos aos que acabam de chegar!

Fale conosco
Seja para dar um bom dia, tirar uma dúvida ou enviar uma receita, seu contato é sempre bem-vindo!

Aguardo seu contato através do e-mail: jjj.gusmao@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário