terça-feira, 25 de junho de 2013


TOMATE

tomate é rico em nutrientes como a vitamina A – boa para a visão e imunidade –, e vitamina C – que ajuda na cicatrização e na diminuição do nível de estresse –, e potássio – que controla cãibras e pressão. É o alimento mais rico em licopeno, esta é uma substância antioxidante. O licopeno, hoje, tem estudos bem eficazes mostrando a relação dele com a diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata.  


TOMATE RECHEADO
INGREDIENTES

6 tomates médios
300g de carne seca desfiada na cebola
1 colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de azeite
Parmesão ralado a gosto

Folhinhas de manjericão para enfeitar


MODE DE PREPARO
1. Para preparar o tomate: Lave os tomates, abra uma tampa, retire as sementes e corte um pouco da base pra que ele fique em pé. Deixe-os por alguns minutos virados para baixo sobre papel-toalha.
2. Em uma tigela, misture a carne seca desfiadana cebola e a metade do queijo parmesão ralado.
3. Recheie os tomates e polvilhe por cima o restante do queijo parmesão ralado ( para ficar uma casquinha crocante) e o óregano.
4. Coloque em uma assadeira levemente untada com óleo.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar por cima.
6. Sirva em seguida.
O recheio pode variar bastante: carne moída, frango desfiado, carne picada,  legumes variados, cogumelos, ricota...
A ideia inicial: jantar vapt-vupt. Eu servi com um refogadinho de repolho, cenoura, vagem e azeitonas pretas. Bem simples de fazer e fica ótimo também.

Numa frigideira coloquei um pouco de azeite, espremi um dente de alho e deixei refogar em fogo baixo, com cuidado para o alho não queimar, em seguida coloquei a vagem e deixei saltear… Acrescentei a cenoura e o repolho… Com uma colher de pau misturei os legumes até que todos estivessem cozidos (observe que eles murcham um pouco). Temperei com queijo parmesão (e se gostar, coloque um pouco de pimenta-do-reino).

Dica: Deixe a carne seca de molho na água de um dia p/ o outro p/ retirar o excesso de sal. Troque a água 3 vezes. Cozinhe a carne por 40 minutos. Desfie a carne. Se preferir já tem no supermercado carne bovina curada desfiada cozida com sal (sabor carne seca), caso se você for utilizar essa refogue mesmo assim em fogo baixo por 5 minutos.

Façam e depois me contem!

Obrigada aos que estão sempre aqui. Bem-vindos aos que acabam de chegar!

Fale conosco
Seja para dar um bom dia, tirar uma dúvida ou enviar uma receita, seu contato é sempre bem-vindo!
Aguardo seu contato através do e-mail: jjj.gusmao@terra.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário