sexta-feira, 14 de junho de 2013




TEMPEROS INDISPENSÁVEIS PARA OS DIABÉTICOS

Em substituição aos produtos industrializados, são bem  vindos os  temperos  que a natureza nos oferta e que, além de sabores diferenciados,  contém substâncias saudáveis.

Você pode incrementar a sua comida com alguns temperos bem interessantes. Confira logo abaixo, as especiarias que vão fazer sucesso. O uso de temperos tem grande contribuição para os sabores e aromas da culinária.

É importante ter a consciência que a alimentação pode e deve ser otimizada em busca de efeitos protetores ao nosso organismo.

Alho - Rico em selênio e germânio, atua como antioxidante e regulador do sistema imunológico. Também contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um componente denominado Alicina que tem ação antibiótica, reduz colesterol, controla a hipertensão arterial e a glicose sanguínea e tem ação anti-cancerígena. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica. Para ativar o seu poder nutricional, após cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de cozinhar. O consumo de alho cru pode causar azia.

Onde usar: carnes, arroz, molhos, saladas, etc
Canela o excesso de açúcar no sangue pode levar à acumulação de gordura no corpo. Acrescentar uma colher de chá de canela nos seus alimentos, colabora para aumentar o seu metabolismo e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, diminuindo a quantidade de insulina produzida após uma refeição.

Onde usar: a canela não é boa apenas em alimentos doces, ela também é excelente em pratos salgados e pode ser adicionada em frituras e ensopados.
Oregano Um dos temperos mais comuns da culinária brasileira, o orégano, é um grande aliado também da sua saúde. Com propriedades medicinais, a erva traz vários benefícios ao organismo: Alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides, portanto combate o envelhecimento precoce; Controla a diabetes; Facilita a digestão; etc.
Dica esperta: Deixe o orégano ’descansando’ em óleo de canola ou azeite extra-virgem. Assim, suas propriedades são transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.
Alecrim: Possui substâncias antioxidantes (ácido carnosóico, ácido rosmarínico, ácido ursólico), que previnem doenças cardiovasculares e estimula a circulação. Ativa a função do pâncreas (ajuda no tratamento do diabetes), auxilia na digestão e tem propriedades anti-reumáticas.

Vinagre:  é isento de calorias, pode ser usado para auxiliar no consumo de saladas, reduzindo a necessidade em se adicionar sal ao prato. Assim como a canela, o vinagre também possui a capacidade de reduzir o impacto do carboidrato na glicemia, tornando-se uma boa opção para acompanhar uma refeição rica em carboidratos. O balsâmico, tipo mais nobre, possui propriedades antioxidantes, além de contribuir com o processo digestivo.
Coentro: É fonte de vit. C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras. Possui propriedades antioxidantes, anti-bacterianas, hipocolesterolêmicas e anti-inflamatórias, além de auxiliar no controle da glicemia. Existem estudos apresentando o coentro também com propriedades benéficas no controle da ansiedade e apetite.  
Receita de sal temperado natural: misturar 250g de sal marinho, 6 dentes grandes de alho bem picado, 1 saquinho de cada: salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, todos desidratados. Manter a mistura sob refrigeração.
ATENÇÃO: Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho(a).
Tratamento do diabetes:
É muito importante que você tenha informações confiáveis para reduzir ansiedades infundadas e assegurar que seu tratamento esteja bem direcionado. Anote as suas dúvidas e leve para seu médico em sua próxima consulta.
Obrigada aos que estão sempre aqui. Bem-vindos aos que acabam de chegar!

Fale conosco
Seja para dar um bom dia, tirar uma dúvida ou enviar uma receita, seu contato é sempre bem-vindo!
Aguardo seu contato através do e-mail: jjj.gusmao@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário